terça-feira, 9 de junho de 2015

09 de Junho - Dia de São José de Anchieta

jesuitasbrasil.com
José de Anchieta nasceu em 19 de março de 1534 na Espanha. Ingressou na Companhia de Jesus, fundada por seu primo Santo Inácio de Loyola em 1 de Maio de 1551 como noviço. 

No ano de 1553, o padre Manuel da Nóbrega, Provincial dos Jesuítas no Brasil, precisava de reforço para a evangelização no País, e o Provincial da Ordem, Simão Rodrigues, indicou José de Anchieta, entre outros Jesuítas, e aos 19 anos, Anchieta iniciou sua vida missionária no Brasil. Ao longo dos anos, percorreu o litoral de Cananeia, no sul de São Paulo, até o Recife, no Pernambuco, para acompanhar as várias missões que os jesuítas tinham no Brasil. 

O jovem jesuíta durante sua trajetória, deu atenção especial aos pobres e doentes, aos grupos indígenas ameaçados pelos colonizadores e pelos primeiros brasileiros, e aos negros escravizados. Foi criador do Colégio de Piratininga, inaugurado em 25 de janeiro de 1554 e que deu origem à cidade de São Paulo. Fundou e construiu povoados, colégios e igrejas. Também lutou contra invasores franceses no Espírito Santo e fundou e dirigiu o Colégio dos Jesuítas em Vitória.

jesuitasbrasil.com
José de Anchieta morreu na aldeia de Reritiba, atual município que leva seu nome, em 9 de junho de 1597 e seu corpo foi transportado pelos índios até a Catedral de Vitória, onde foi sepultado. Enquanto era transportado, o corpo caiu no chão e os índios bradaram “Aba ubu”, que significa “O padre caiu”. O local da queda é o atual balneário de Ubu, pertencente ao município de Anchieta. Em 1611 os seus restos mortais foram transladados. Uma parte foi levada para o Colégio São Thiago, que dirigiu em Vitória, hoje Palácio Anchieta, sede do Governo do Espírito Santo, e outra enviada para Roma.

O Padre Anchieta foi beatificado pelo papa João Paulo II, em Roma, em 22 de junho de 1980. O processo durou 417 anos e foi um dos mais longos da História. No dia 3 de abril de 2014, papa Francisco o proclama por meio de um decreto como santo.

jesuitasbrasil.com
Em agradecimento ao Sumo Pontífice, o Bispo de Tenerife (Espanha), cidade natal do santo jesuíta, Dom Bernardo Álvarez, recordou que a canonização não é baseada em um milagre recente do beato, e que o decreto assinado pelo Santo Padre “reconhece as virtudes heroicas e a trajetória apostólica, missionária e humanizadora do Padre José de Anchieta”.

Popularizado como o Apóstolo do Brasil, Anchieta foi um missionário incomparável, fundador de cidades, gramático, poeta, historiador e teatrólogo. O apostolado não o impediu de cultivar as letras, pelo contrário, o incentivou a compor belíssimos textos, o que fez em quatro línguas: português, castelhano, latim e tupi, em prosa e verso.

O Arcebispo de Vitória, Dom Luiz Mancilha, afirma que o São José de Anchieta teve grande influência na formação religiosa do Estado e do Brasil: “Ele foi um grande catequista, um grande missionário, grande professor, grande místico, um homem de Deus!”. 

Texto com adaptações.
                                                                                                       Fontes:

Nenhum comentário: