quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Tempo do Advento e Natal: Curiosidades

Advento vem de adventus do latim, que significa vinda, chegada, cujo início se dá próximo a 30 de novembro e termina em 24 de dezembro. Forma unidade com o Natal e a Epifanía.

O Ano Litúrgico começa com o tempo do Advento; um tempo de preparação para a Festa do Natal de Jesus. Este foi o maior acontecimento da História: o Verbo se fez carne e habitou entre nós. Dignou-se a assumir a nossa humanidade, sem deixar de ser Deus. Esse acontecimento precisa ser preparado e celebrado a cada ano. 


O Tempo do Advento tem dupla característica: sendo um tempo de preparação para as solenidades do Natal, em que comemoramos a primeira vinda do Filho de Deus entre a humanidade, é também um tempo em que, por meio desta lembrança, se voltam os corações para a expectativa da segunda vinda de Cristo no fim dos tempos. Por esse duplo motivo, o tempo do Advento se apresenta como um tempo de meditação e expectativa da vinda do Messias. Porém, também é um tempo de um tempo de purificação de vida, de oração e de conversão.

O tempo do advento é marcado para cada cristão como a uma experiência da espera. Da Vinda do Senhor, que desce e se encarna em nossa humanidade. Também é um tempo de festa, mas de alegria moderada, quando entramos na terceira semana do advento. Significando que a chegada do Messias está próxima. Vem Senhor Jesus. VEM!

Tempo do Natal
Depois a celebração anual da Páscoa, a comemoração mais venerável para a Igreja é o Natal do Senhor e suas primeiras manifestações, pois o Natal é um tempo de fé, alegria e acolhimento do Filho de Deus que se fez Homem. O tempo do Natal vai da véspera do Natal de Nosso Senhor até o domingo depois da festa da Epifania, em que se comemora o Batismo de Jesus. No ciclo do Natal são celebradas as festas da Sagrada Família, de Santa Maria, Mãe de Deus e do Batismo de Jesus.

As cores do tempo do Advento é: roxo que é símbolo da penitencia e da conversão. A cor rosa pode ser usada no 3º domingo do Advento e simboliza uma breve pausa, um certo alívio no rigor da penitência na preparação do Advento.

O Branco Simboliza alegria, ressurreição, vitória, pureza. É usada na Páscoa, no Natal, nas solenidades e festas do Senhor, nas festas de Nossa Senhora e dos santos.

E você, como tem vivenciado durante este ano a experiência do mistério da vida de Jesus de Nazaré?


Com adaptações feitas por Ir. Sirley OSR/ SAV
http://www.paroquiadeaquidauana.com.br/index.php?pag=conteudo&secao=anoliturgico
http://wiki.cancaonova.com/index.php/Simbolismo

Nenhum comentário: