segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Viver em oração

A oração é antes de tudo um diálogo de amor e de amizade que cresce aos poucos dentro de nós e que nos leva para os outros. Não é possível rezar e não sentir no coração as alegrias e os sofrimentos que acontecem na vida dos nossos irmãos. 

Viver em oração é uma necessidade interior que chega quando não esperamos. Ela não pode ser algo mecânico, muito menos um exercício físico, mas uma experiência de abertura do coração onde nos colocamos a frente de Jesus Redentor, entregando nossa vida e história para que ele atue em nós o seu projeto de amor, e nos revele quem somos de verdade. 

A vida de oração não deve ser desvinculada da existência, pois, à medida que a vida passa, contemplamos a presença amorosa e acolhedora de Deus e percebemos os verdadeiros sinais de sua manifestação. É viver uma forte experiência de buscas e respostas que se realizam nas mais diversas situações da vida.

Como Jesus, somos levados ao deserto do nosso dia-a-dia e nele não apenas faremos a experiência da tentação, mas também provaremos, por meio da oração, a consolação de Deus. Viver em oração é sentir-se amado por Deus, plenamente acolhido por ele. É convidar Deus a passear no jardim de nossas vidas. “Quando ouviram o ruído do Senhor Deus, que passeava pelo jardim à brisa da tarde...” (Gn 3,8). É permanecer no jardim da vida, sendo frequentemente visitado por Deus. Pela oração ele entra no seu íntimo, na sua história...

É importante descobrir a oração como momento de autoconhecimento, onde a simplicidade da oração somente pode ser captada pelos caminhos da fé. A pessoa que ora não tem mais desejos e nem vontade própria, porque aprendeu a ter uma única vontade que é a do Senhor que se manifesta no dia a dia, jorrando e fecundando  vida nova em todas as áreas da vida.

Vamos criar o habito de viver em oração:

  • Relaxe a mente, respire tranquilamente entre em seu momento de oração. pode ser cantando, rezando uma oração, ou apenas conversando com Deus. 
  • A partir dos sentimentos que vêm ao seu coração, faça um passeio na sua vida enquanto reza. 
  • Volte ao passado e recorde os “toques” de Deus que modelaram a sua personalidade.
  • Retorne ao presente e reflita sobre a busca as maiores dificuldades que encontra no caminho da oração de busca a Deus. 

Não se esqueça do Companheiro que caminha com você, falando do seu coração ao seu coração. Ele o fará descobrir que na simplicidade é possível viver uma vida de oração. 

Texto com adaptações:
Livro: Beber da fonte da oração
http://www.comshalom.org/cada-um-reza-com-seu-jeito-de-ser-e-de-viver-3/


Nenhum comentário: