quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Bíblia e Missão - por Samara Lima

Na Sagrada escritura a partir do Antigo Testamento, começamos a observar a proposta Redentora da Missão desde a “Aliança” que o Deus de Abrão, de Moisés, de Isaac e Jacó fizera por meio da história para com o povo escolhido que esperava a terra prometida. 

Desde a origem, nos tempos mais antigos por meio da plenitude da fé, o povo começou a traçar o projeto do Pai, que mais tarde viria ser concretizado em Jesus que se fez homem e carregou a divindade de seu Pai em sua humanidade tendo morte de Cruz e Ressuscitando para Gloria de Deus Pai.  O livro de Gêneses (Gn 1 1-2), relata a história do Deus Criador que nos modela nos pequenos detalhes, como seres humanos, tão distintos a sua imagem e semelhança. É neste momento da criação que recebemos o sopro da vida, e a partir daí começamos a desvendar o mistério da missão ao qual Deus nos criou.  

Agora, trazemos a experiência dos Profetas do Antigo e Novo testamento, fazendo memoria à experiência do chamado e seguimento do Povo de Deus:

No Livro de Samuel (Sm 1. 3-1;21) é narrada a história do filho da Promessa. Podemos entender o projeto de liberdade e vida que Deus faz com Samuel por meio da sua concepção. Ele nasceu de uma mãe estéril, e ser estéril naquela época era uma maldição, e Deus intervém na história daquela mulher e a faz ser Mãe. 

Em sua infância Samuel entendeu o sentido de sua vida. Numa noite, enquanto dormia Deus o chamou, pois ele era o escolhido desde o ventre de sua mãe, o que significa que foi criado para a missão profética de testemunhar a experiência da fidelidade e do amor de Deus, tornando-se seguidor do Deus que o chamou. 

Isaías (Is 6 1-7) relata a experiência de missão e chamado de Deus que veio de uma forma simples, única e humana que apresenta o sonho do amor divino e o rosto de Deus Pai e Mãe para cada ser humano. 

Desde o ventre materno, formos amadas/os e chamadas/ os pelo nome, pois o Senhor nos deseja como instrumentos para seu projeto de amor, qualifica nossa escuta e nos leva a concretizar um caminho de intimidade com Ele.

No Livro de Ezequiel (Ez 2,1-11), a intimidade vivida com o Deus da vida, torna-se fruto de uma missão profética que exige coragem e ousadia para resistir às tribulações e sofrimentos que o seguimento traz. Porque só na intimidade com Deus é que conseguimos anunciar a missão e viver a vocação com o Olhar Fixo em Jesus Redentor, razão de nossa entrega diária. 

O Novo Testamento conta a história do filho de Deus.  Jesus viveu na Palestina, a qual era dominada pelo império romano, e o povo Palestino vivia oprimido e esperava por um “Messias” glorioso que vinha do alto para salvar o povo de Deus da opressão dos romanos. Então Deus envia seu filho único e amado a uma mulher que ficara gravida por ação do Espirito. 

Em Mateus temos com maior detalhe a história e origem do Messias (Mt 1,18) e o Evangelho de Lucas (Lc 1 -26), conta também toda a trajetória do caminho feito por Jesus para cumprir o projeto de Deus para humanidade. Ele veio e viveu como um pobre e desta forma tornou-se sinal de contradição ao Império Romano.

“Jesus veio para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10). Ele ensina que devemos assumir a luta em defesa da vida, participar do mesmo destino, “estar com ele nas tentações” (Lc 22,28), e inclusive na perseguição (Jo 15,20; Mt 10,25-25), nestas citações veremos a prática libertadora de Jesus.  Ele escolheu viver com os excluídos, seu projeto de vida era acolher com amor e carinho os que eram considerados pecadores: as prostitutas e cobradores de impostos (Mt 21,31,32); os Marginalizados: mulheres, crianças e doentes (Mc 1,32 Mt 8,17;19,13-15-26); conviveu com os Hereges: pagãos e samaritanos (Mt. 8,2-4;Lc 11,14;Mc 1,25-26), sua missão era incluí-los na sociedade como filhos amados de Deus.

Jesus Anuncia o Reino a todos, as anuncia a partir dos excluídos. A base da sua missão é clara e sua opção também. Não é possível ser amigo de Jesus e continuar apoiando um sistema que marginaliza tanta gente. Envolve–os na missão (Mc 6,7;Lc.9,1-2;10,1). 

Reflita:
O que este texto me faz refletir?
Qual é a missão que Deus me chama?
Qual é a minha resposta ao chamado e seguimento, a missão de Jesus?
Quais são as propostas que Jesus tem para que eu possa segui-lo?

Samara Lima - Postulante Oblata

Nenhum comentário: