terça-feira, 28 de maio de 2013

Minha busca Vocacional - Por Lucinéia Azevedo


Jornada Mundial da juventude - Estamos na reta final


Milhares de Jovens estão em contagem regressiva se preparando para a Jornada Mundial da Juventude, na cidade do Rio de Janeiro. Nós do Serviço de Animação vocacional Oblata já estamos em organização para este momento único que toda a Igreja Católica no Brasil viverá . E você?

Em mensagem para a Campanha dos Devotos do Santuário de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno (Cardeal Arcebispo de Aparecida), fala da importância deste evento para nós.



JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE - ESTAMOS NA RETA FINAL.

"Estamos entrando na reta final do processo de preparação da Jornada Mundial da Juventude.
 A cruz e o ícone de Nossa Senhora , depois de passarem por Aparecida, estão na diocese de São Gonçalo, inicio da peregrinação no Estado do Rio de Janeiro até chegar à cidade do Rio de Janeiro para o início da jornada.


A grande missão jovem, que antecede a JMJ, já está organizada e deverá atingir todo o país, para que todos os jovens tenham a oportunidade de se encontrar, rezar juntos, partilhar experiências de Igreja, de vivencia cristão e de intercâmbio cultural. O Papa Francisco é aguardado com grande expectativa. Será o primeiro Papa Latino - americano a nos visitar , e a sua primeira viagem oficial como Papa será ao Brasil. Nossa felicidade é ainda maior ao saber que ele celebrará uma missa aqui no Santuário de Aparecida, no dia 24 de julho, ás 10:30. Que privilégio para nos!."



Dom Raymundo Damasceno Assis
Cardeal Arcebispo de Aparecida - Sp



Domingo Cultural em SP



O lazer faz parte do nosso cotidiano, ele nos ajuda a melhorar a qualidade de vida, as relações e a integração.


Nesse sentido, na bela tarde de domingo (26 de maio), as pré-noviças Ana Paula, Brenda, Evelyn, Luiza e Priscilla com Irmã Roseli foram assistir o Show Vanessa da Mata, canta Tom Jobim, realizado no Parque da Juventude.

Além do amplo espaço do parque, do clima gostoso, ouvimos uma boa música na voz na talentosa cantora mato-grossense Vanessa da Mata.


Preparando a Jornada Afonsiana e a JMJ - Por Ir. Roseli

No dia 23 de maio reuniram-se no seminário Santo Afonso (aparecida SP) os responsáveis pela Pastoral Vocacional dos Redentoristas de SP e MG, Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor e das Irmãs Mensageiras do Amor Divino.

A finalidade desta reunião era de avançar na reflexão sobre o Stand Vocacional na Jornada Afonsiana e na Jornada Mundial da Juventude.

Foi aprovada a criação de um folder da família Redentorista, com uma síntese do carisma das congregações e o contato virtual das mesmas, para ser distribuído durante estes dois eventos. Também será reeditado o livrinho Vocação e vocações Redentoristas, com a mesma finalidade.



Seminário Santo Afonso - Aparecida - SP

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Vigília da unidade

No último dia 18 de maio, o Anchietanum promoveu a Vigília da Unidade que é um momento dedicado para  orações, preces através do silêncio e cantos, onde os participantes vivem um contato profundo e pessoal com Deus. As pré noviças juntamente com Irmã. Roseli participaram deste evento.

Veja algumas imagens.







quarta-feira, 22 de maio de 2013

Capacitação da Rede um Grito pela Vida

A Rede um Grito pela Vida, de São Paulo realizou no dia 20 de Maio o ENCONTRO DE FORMAÇÃO SOBRE TRÁFICO DE PESSOAS. Foi estudado neste encontro o IIº Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e a importância da articulação entre a sociedade civil e o poder público. Este teve a assessoria da psicóloga Dra. Anália Belisa Ribeiro.

O encontro teve inicio com um momento de espiritualidade onde foi refletido o texto dos Atos dos Apóstolos 16, 16-29. A partir deste texto foram lançadas algumas provocações sobre a realidade do tráfico humano nos dias de hoje. Após o lanche da parte da manhã Dra Anália Ribeiro fez a colocação sobre o tema em questão.


Ela enfatizou que o Tráfico humano é uma questão pública, de todos, pois o respeito à dignidade humana deve ser uma política de Estado. Alguns dos principais desafios por ela foram: organizar e implantar um sistema de informação. Promover a transparência de informações e criar um sistema de proteção integrado às testemunhas.

Depois ela fez uma explanação sobre Políticas Públicas definindo-as como um conjunto de ações coletivas, onde cabe ao Estado promover ações preventivas contra a exploração sexual, trabalho escravo e tráfico de órgãos.

É importante, por parte da sociedade, o monitoramento destas Políticas Públicas. Fortalecendo as redes já existentes no combate a essas mazelas presentes no contexto mundial, construir sempre mais ações conjuntas e integradas.




Na parte da tarde Ir. Roseli, apresenta alguns dados da realidade do Tráfico de Pessoas, que é um universo clandestino, pois é um crime invisibilizado, dentro de um conjunto de situações onde as vitimas não se reconhecem como tal. Encontra-se ainda nas leis um vazio na proteção e direitos da própria vitima.
Esta realidade do Tráfico de Seres Humanos é sustentada pelo capitalismo que transforma de uma maneira mais aguda pessoas em mercadorias. Neste contexto, o corpo mais desejado para o Tráfico são adolescentes e crianças, encaminhando-se assim rumo a uma pedofilização do Tráfico de Seres Humanos.

Foi apresentada também uma visão geral do Tráfico de Pessoas, onde 2,45 milhões de pessoas são traficadas (UNODC), sendo que 1,2 são crianças entre 5 e 15 anos (UNICEF).



A maioria, ou seja, 80% são mulheres e crianças. Ela ainda sublinhou que em relação ao Tráfico de Pessoas, nas pesquisas o Brasil aparece como um país de origem, de trânsito e de destino.

Depois, apresentou  a origem da rede e o trabalho que é realizado em todo o Brasil e no mundo, por meio da rede internacional Talitha Kum.  

Maria de Lourdes e Marinete (Missionárias de Maria Xaverianas) 
e Ir. Roseli (Oblata do Santíssimo Redentor)

segunda-feira, 20 de maio de 2013

FELIZ PENTECOSTES

Irmã Mirta de Argentina nos manda uma mensagem pelo dia de Pentecostes.


"Desde el Equipo Provincial les enviamos un saludo en el día de Pentecostes.
  Que este Espíritu nos llene de esperanza. 
Celebremos en comunidad su venida. 
Un abrazo."

Clique na Imagem para ver em tamanho real

sexta-feira, 10 de maio de 2013

RETIRO COMUNITÁRTIO NA COMUNIDADE NAZARÉ - RJ


No início do mês de abril dos dias 17 a 19, as Irmãs e Marias da Comunidade Nazaré do Rio de Janeiro participaram do retiro comunitário rezando com o tema “Preparando o caminho para a casa do Pai", com assessoria do padre jesuíta José Maria Fernandes.

Foram dias de oração reconhecendo que o caminho para a Casa do Pai é um caminho de esperança e experimentamos vários momentos de encontro pessoal e profundo com Deus através da oração, começando com uma pergunta: - o que mudou na comunidade de Jesus depois da Ressurreição? A experiência pascal o que ela significa para mim?

Pe. Fernandes fez algumas colocações que nos ajudaram a aprofundar o tema como: a força da fé, conhecer a si mesma desde o sentido do corpo, a construção da nossa identidade, a consciência perante Deus e as decisões fundamentais que temos que tomar na vida. Tudo isso vai preparando o caminho para a Casa do Pai.

Numa de suas reflexões colocou-nos o porquê a morte, como viver a esperança, o que significa a cruz na nossa vida, a morte de Jesus e a prova da Ressurreição, ajudando-nos a reconhecer que fazemos experiências de morte na VIDA.

Outra reflexão foi com respeito ao trabalho do luto que, segundo ele, é um processo em oito passos: linguagem simbólica, lidando com a perda, o pré luto, o momento do choque, os mecanismos psíquicos, o após a morte, a ausência e presença e a interiorização.

Esses dias de oração e reflexão não terminaram com o encerramento do retiro porque é um tema que nos pede continuar rezando no silêncio do nosso coração, na certeza de que temos que reinvestir na vida, conscientes que é vivência do cotidiano que nos prepara para o encontro na Casa do Pai.

Irmã Trinidad conta um pouco da sua experiência:

“O retiro foi muito bom. O padre falou muito bem com muita delicadeza e carinho. Aproveitamos bem e aprendemos muita coisa boa para a nossa fé. Neste momento da nossa caminhada, na melhor idade e reconhecendo as nossas limitações, seguimos nosso chamado e vocação, nos preparando para o encontro com o Redentor! Com muita fé vamos em frente! 

CELEBRANDO O NASCIMENTO DE PADRE SERRA

Dia 11 de Maio, nós Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor
 celebramos o nascimento de nosso Fundador Padre José Maria Benito Serra.


Hoje 10 de maio, começa a novena de Pentecostes. 
Que neste tempo possamos abrir o nosso coração para  receber 
a ação do Espírito Santo nas nossas vidas e transmiti-la 
aos nossos irmãos e irmãs.


Em comunhão com toda Igreja, clamamos:

IDE E EVANGELIZAI NAS ONDAS DO RÁDIO




As pré-noviças Evelyn Caroline e Priscilla Fernandes juntamente com Paula Araujo (comunicadora do SAV), estiveram na rádio 9 de Julho. 

Uma manhã criativa e divertida onde foi produzida a nova propaganda vocacional que será veiculada durante a programação das Rádios; Catedral (Rio de janeiro), América (Belo Horizonte e 9 de Julho (São Paulo) a partir do mês de junho.

Nós do Serviço de Animação vocacional Oblata, agradecemos à comunidade do Noviciado pela disponibilidade das pré-noviças e da equipe da Rádio 9 de Julho pela acolhida e colaboração.

terça-feira, 7 de maio de 2013


Maio, Mês de Maria.

Mãe das vocações, rogai por nós!


ENCONTRO DO GRUPO DE REFLEXÃO SOBRE O ACOMPANHAMENTO VOCACIONAL (GRAV)


Pelo Serviço de Animação Vocacional, participamos do encontro promovido pelo GRAV no dia 06 de maio na sede da CRB –SP

Neste encontro contamos a presença do jovem Alex (leigo Marista) e do Irmão Elias (Marista) que compartilharam o processo dos projetos de Animação vocacional que são desenvolvidos com adolescentes e jovens nas escolas públicas de Riberão Preto- SP.  E fizeram o  convite para que congregações femininas se integrem neste bonito  trabalho com as juventudes.


Irmão Elias e Alex



Participantes do Encontro

VISITA À COMUNIDADE DO NOVICIADO



No sábado dia 04 de maio, Irmã Roseli com a jovem Conceição passaram uma tarde em visita e convivência no Noviciado Santíssimo Redentor. Esta comunidade há um mês acolheu as cinco pré-noviças, que vieram da comunidade formativa de Belo Horizonte e de Argentina.

Depois de uma visita divertida pelos espaços da casa, compartilhamos um delicioso lanche, regado por uma gostosa conversa sobre o processo formativo e sobre os preparativos para a Jornada Mundial da Juventude. Houve até um espaço para apreciarmos o dom musical das formandas através de um recital de músicas que estão aprendendo nas aulas de violão.