quinta-feira, 17 de maio de 2012

Irmãs participam da terceira assembléia da Região Sul - por Irmãs Sirley e Manuela

Partilhando nossa Assembléia 

"Fomos convocadas com o tema: “Comunhão na diversidade” na terceira assembleia da Região Sul na casa de encontros de Ramos Mejía (Argentina) com o objetivo de dar continuidade ao processo de unificação das Províncias.

As irmãs do nosso país irmão nos receberam com uma acolhida muito calorosa onde pudemos perceber nesse abraço carinhoso a presença do Deus da ternura e das novas relações e como sinal da comunhão na diversidade entre Angola, Uruguai, Argentina e Brasil.




As 25 irmãs, 6 leigas/os e 2 “mulheres multiplicadoras” começamos a trilhar o caminho destes dias, depois da abertura da Assembleia por Ir. Olga e Ir. Maria Luiza, com uma manhã orante. Refletimos sobre um tema essencial à nossa espiritualidade: “Oblata pão compartilhado”.



A assessora Ir. Maria do Carmo e o assessor o Pe. Daniel foram colocando alguns ingredientes para ir aprofundando os temas e poder dar a forma ao pão deste processo de consolidação da Região segundo o que a Divina Ruah vai nos apontando. No segundo dia se fez necessário buscar as quatro ‘medidas de farinha’ trazendo nelas a pluriculturalidade dos países que conformam a Região. Também fomos saboreando a partilha do grupo misturada com alguns sentimentos de medo, de questionamentos, buscas, e, sobretudo, de ousadia e esperança.



Já estamos no terceiro dia. Iniciamos com a Eucaristia e a seguir incluímos o sal da missão. Cada país trouxe a realidade das mulheres em situação de prostituição e do tráfico de pessoas. Entramos nesta realidade como quem pisa em terras sagradas ouvindo os gritos, as esperanças, as inquietudes e desfrutando e nos alegrando com o caminho percorrido ainda que constatássemos que temos muitos desafios a trilhar. Mas juntas vamos descobrindo que esses desafios e os pontos em comum nos movem para continuar avançando.

Encerramos este dia com uma bonita celebração preparada por Brasil que foi dispondo nossos ânimos para estrear o novo dia onde nos debruçaremos nas visitas de campo organizadas pelas Irmãs e alguns leigos(as) dos colégios de Argentina e no Projeto ‘Porta Aberta".
 Ir. Sirley e Ir. Manuela

 

Nenhum comentário: